Doula

Doula é o nome dado à profissional acompanhante da mulher durante o trabalho de parto, parto e pós parto.

   

Os resultados de alguns estudos indicam que o parto acompanhado pela doula tende a ser mais rápido e com menos intervenções médicas. Algumas das vantagens em se ter uma doula na hora do parto são:

  • Diminuir em 50% as taxas de cesárea;
  • Diminuir em 20% a duração do trabalho de parto;
  • Diminuir em 60% os pedidos de anestesia;
  • Diminuir em 40% o uso da ocitocina;
  • Diminuir em 40% o uso de fórceps
  • Diminuição da ocorrência de infecção
  • Poucas admissões nos berçários de cuidados especiais
  • A Alta do bebê é fornecida mais rapidamente
  • Diminuição do tempo de internação
  • Sucesso na amamentação
  • Redução de depressão pós parto
  • Maior satisfação em relação ao parto

Estes resultados podem ser encontrados no livro Mothering the Mother: How a Doula Can Help You Have a Shorter, Easier, and Healthier Birth. A organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de vários países entre eles o Brasil, reconhecem hoje, após uma década de pesquisas científicas a contribuição da presença da doula antes, durante e após o parto.

Descrevemos aqui, a forma como estruturamos o nosso protocolo de atendimento :

Quando contatar uma doula?

O contato da gestante, ou casal grávido, poderá acontecer em qualquer fase gestacional, inclusive após 38 semanas. Após contratação do serviço, o trabalho irá se estrutura em três etapas: visitas pré-natais, trabalho de parto / parto e visita pós-parto.

Nosso atendimento comtempla todas as etapas do grande evento do nascimento do seu bebê :                 Pré Parto   *    Trabalho de Parto    *    Parto     * Pós Parto

 

A doula indica leituras e filmes, informa, inicia o trabalho

ANTES DO PARTO : 2 (duas ) visitas da doula, sendo uma em consultório e outra em sua residência , para que possamos nos conhecer pessoalmente e quando orienta o casal na preparação para o parto natural com recomendação de leitura, exibição de filmes, exercícios específicos ; também auxilia na elaboração de um plano de parto no qual vocês poderão expressar o que desejam para o grande momento, sempre respeitando as escolhas do casal e tendo como prioridade promover o protagonismo da mulher baseado em escolhas conscientes fundamentadas em evidências científicas. A doula faz uma visita prévia na casa do casal, empresta bola suíça e também se familiariza com o(s) acompanhante(s).

Carinho e atenção fortalecem o vínculo da gestante com a doula

A doula orienta, motiva, acolhe, massageia, abraça….

TRABALHO DE PARTO: A partir do momento em que se identifica o trabalho de parto, a doula passará a acompanhar a mulher até o nascimento do bebê. Normalmente, o início desse acompanhamento se dá em casa e finaliza-se na maternidade, ou continua se a opção foi um parto domiciliar.

Tudo isso e muito mais vai na bolsa da doula...

Nesta etapa oferecemos suporte físico e emocional ao casal através de:

- massagens e banhos;

- sugestões de técnicas respiratórias;

- terapias alternativas e métodos não farmacológicos de alivio da dor

- estímulo à mudança de posição e busca pela que seja mais confortável à mulher;

- apoio continuado com palavras de incentivo, encorajamento e carinho;

- cuidados para que o ambiente seja o mais íntimo e acolhedor possível e para que as necessidades de conforto da mulher sejam atendidas.

PARTO: Apoio físico e emocional à mulher,  utilizando técnicas naturais de alivio da dor nas contrações como massagens, relaxamento e respiração, exercícios, cromoterapia e florais, banhos e imersão em água quente e dicas de posições mais favoráveis.

Acompanhamos a mulher até o seu pleno conforto após o parto na maternidade e também em casa.

A doula ajuda … a amamentar … a se fortalecer… a organizar a rotina

PÓS PARTO : De três a sete dias após o nascimento, faremos uma visita à nova família. O objetivo desta visita é possibilitar que a mãe conte seu parto, permitindo que ela fale de forma sincera sobre sua experiência e, assim, possa expor eventuais angústias, tristezas ou frustrações. Essa “elaboração do parto” é de grande importância para a mulher.

A doula também irá propor alternativas para o pleno conforto da mulher no período pós parto.

 

Na visita pós-parto também iremos nos assegurar do sucesso da amamentação e auxiliar a mulher no caso de dificuldades. Outras dicas e técnicas para vivenciar de forma positiva este momento inicial da vida de um bebê, também serão fornecidas.

O investimento para todo o trabalho é de R$ 980,00 que pode ser dividido em 2 pagamentos até a data do parto.