Cuidados como o corpo para depois do parto

E o corpo depois do parto? ”" Enquanto estamos gestando são tantas preparações; fazemos yoga, cursos de preparação para o parto, preparação com o EPI-NO, entre tantas outras. Com achegada do bebê, parece que o tempo não sobra e toda aquela atenção que demos ao nosso corpo não continua, parece que não dá tempo. Estamos mais flácidas com as costas encurvada e cansada pela demanda do bebe. O pós parto tem sido esquecido, e as tarefas parecem ficam para além da nossas forças. Mas é neste momento que o corpo necessita também de uma atenção especial, porque sua retomada depende do que você investe neste período. Podemos gradativamente voltar ao nosso eixo e equilíbrio, com exercícios apropriados para este momento. Mas, cuidado com os abdominais! Eles precisam ser realizados juntamente com a contração do períneo porque força intra-abdominal realizada durante estes exercícios empurram o períneo para baixo, tudo o que não queremos. Os abdominais isométricos, contração sem movimento, são os ideais para para este período e precisam ser adequados a cada mulherer. Nada de sair correndo para malhar nas academias, hem…melhor esperar e se preparar para isso. As cintas abdominais são também as grandes vilãs da flacidez muscular. Permitem sustentar a musculatura mas acabam por impedir que o próprio tônus sustente. É bom ter parcimônia, usar somente algumas horas do dia. O foco desta proposta é resgatar a boa funcionalidade do períneo e para isso propomos diversos exercícios que proporcionam uma boa consciência das contrações, coordenação motora e reflexa e fortalecimento muscular. A ginástica hipopressiva, criada pelo fisioterapeuta Marcel Caufriez, e que também tem sua variação na yoga é de grande utilidade para o pós parto. Trata-se de um movimento do abdômen, como um Vácuo, que se faz com a respiração e que *puxam* os órgãos internos para cima e para dentro. Um tanto difícil de entender?? Quando se aprende é especialmente benéfica para a dinâmica dos órgãos, melhorando a postura e até mesmo ajudando com as funções intestinais. Mas é preciso aprender direitinho como fazer. Uma outra dica é: Amamente!! Quem amamenta perde peso e volta a ficar em forma mais rápido, sabia?? Portanto não esqueça de você mas também não exagere em exercícios convencionais. O corpo tem seu tempo de recuperação e voltará a ser lindo!! Mais belo ainda com as qualidades que só a maturidade permite. Por Sandra Sisla

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